sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Retardo mental, causas, características e expectativa de vida

O retardo mental é uma condição, geralmente irreversível, caracterizada por uma capacidade intelectual inferior à normal com dificuldades de aprendizado e de adaptação social, que normalmente está presente desde o nascimento ou que se manifesta nos primeiros anos da infância.

Possíveis Causas 

Na maioria dos casos, a causa do retardo mental é desconhecida, mas várias condições durante a gravidez podem causar ou contribuir para o retardo mental da criança, como o uso de certas drogas, o consumo excessivo de álcool, a radioterapia e a má nutrição.
As dificuldades associadas ao parto prematuro, o traumatismo crânio-encefálico ou a concentração muito baixa de oxigênio durante o parto também podem causar retardo mental.
Anomalias cromossômicas, como na síndrome de Down, são causas comuns de retardo mental, porém esse quadro pode ser consequência de outros distúrbio hereditários que podem ser corrigidos antes que o retardo mental ocorra, como no caso da fenilcetonúria ou do cretinismo, por exemplo. 
O que é Retardo mental, causas, características e expectativa de vida

Como identificar o Retardo Mental 

Os graus de retardo mental que podem ser observados através de teste de quociente de inteligência (QI).
Crianças com um QI de 69 a 84 apresentam dificuldade de aprendizagem, mas não são consideradas como mentalmente retardadas, mas aquelas com um retardo mental leve, que apresentam QI de 52 a 68, embora apresentem dificuldade de leitura, podem aprender as habilidades educacionais básicas necessárias no dia a dia.

Principais características do retardo mental 

O retardo mental pode ser classificado como:
  • Retardo mental leve 

É caracterizado por um quociente intelectual (QI) entre  52 a 68.
As crianças com um grau leve de retardo mental podem atingir um nível de leitura similar aos das crianças que cursam entre a 4ª e a 6ª série escolar, aprender as habilidades educacionais básicas necessárias no dia-a-dia.
Essas pessoas geralmente não apresentem defeitos físicos evidentes, mas podem apresentar epilepsia e necessitam de supervisão de instituições educacionais especiais. São frequentemente imaturos e pouco refinados, com pouca capacidade de interação social. A sua linha de pensamento é muito específica e em geral, eles são incapazes de generalizar. Possuem dificuldades para ajustar-se a situações novas e podem apresentar uma má capacidade de julgamento, falta de prevenção e credulidade excessiva, e são capazes de cometer crimes impulsivos.
Apesar da capacidade intelectual limitada todas as crianças com retardo mental podem beneficiar-se com a educação especial.
  • Retardo mental moderado 

É caracterizado por um quociente de inteligencia (QI) entre 36 e 51. 
Elas apresentam uma maior lentidão para aprender a falar  ou sentar, mas se receber treinamento e apoio adequados, os adultos com esse grau de retardo mental conseguem viver com alguma independência. Mas a intensidade do apoio deve ser estabelecida para cada paciente e alguma vezes pode ser preciso apenas uma pequena ajuda, para que consiga estar integrado.
  • Retardo mental grave 

É caracterizado por um quociente de inteligencia (QI) entre 20 e os 35.
Como características do retardo mental grave pode-se destacar uma incapacidade de aprendizagem mesmo quando comparada a uma criança com um retardo menos intenso, especialmente nos casos em que o QI é inferior a 19. Nesses casos, em geral a criança não consegue aprender, falar ou compreender em um grau se encontra, sendo sempre necessário apoio profissional especializado.

Expectativa de vida 

A expectativa de vida da crianças com retardo mental pode ser mais curta e parece que quanto mais grave o retardo mental, menor a expectativa de vida. 
Fonte: https://www.tuasaude.com/retardo-mental/

Nenhum comentário:

Postar um comentário